Uma pulseira adequada é um complemento essencial para qualquer relógio, no mercado existem diferentes tipos de pulseiras de relógio disponíveis para compra, e trocá-la é uma maneira fácil de experimentar um estilo totalmente novo.
Uma coleção de pulseiras ampla e diversificada pode aumentar muito o número de combinações disponíveis para o seu acessório.
Existem diversas formas de você adaptar as características de seu acessório de pulso, de uma forma que mais lhe agrade visualmente, você pode quem sabe dar vida a um relógio antigo, substituindo a pulseira de seu pulso, o que pode vir apresentar um aspecto mais moderno e ao mesmo tempo elegante.
Materiais mais populares na fabricação de tipos de pulseiras de relógio
Com o avanço da tecnologia dos materiais, e o da indústria relojoeira aumentaram significativamente as opções de materiais para a confecção de pulseiras de relógio de pulso.
Cada uma tem suas particularidades, que podem ou não agradar a diferentes tipos de consumidor.
Abaixo iremos contar um pouco sobre a característica e curiosidade de cada material utilizado na confecção das pulseiras de relógio de pulso.
Pulseiras de metal
Um dos tipos de pulseiras de relógio mais populares no mercado consumidor é o metal.
Eles são confeccionados em muitos estilos, acabamentos e até mesmo cores.
Você também pode encontrá-los em metais como o aço inoxidável, ou até mesmo em ouro branco e platina.
Apesar do metal ser um material considerado bastante simples, os relógios com pulseiras de metal podem oferecer representar delicadeza e sofisticação em seu acabamento.
Esse tipo de pulseira é utilizado tanto em relógios femininos quanto masculinos, e remetem a um estilo moderno e super incisivo.
Muitas das grandes marcas de relógios no mercado consumidor, são adeptos ao uso do metal para a composição de suas peças.
Tipos de Pulseiras de Relógio: Pulseiras de couro
Outro material de pulseira de relógio popular é o couro, um dos tipos de pulseiras de relógio mais utilizadas na fabricação das peças.
Como metal, pulseiras de couro vêm em uma grande variedade de estilos e espécies.
Existem pulseiras básicas e casuais feitas de couro de vaca, bem como opções de luxo feitas de espécies exóticas como canguru ou crocodilo. cada tipo de couro costuma ter um valor acentuado ou não, de acordo com suas particularidades.
O famoso “couro original” é o que geralmente você costuma ver impresso na parte de trás das pulseiras de relógio.
O couro genuíno é barato e, como o foco geralmente está no próprio relógio, as marcas muitas vezes podem disfarçar com o “couro original” e torná-lo o padrão comum para pulseiras de relógio.
A qualidade do couro é um dos termos que pode baratear o relógio ou torná-lo absurdamente caro, como é o caso do couro italiano.
O estilo que melhor orna com um relógio de pulseira de couro é o rústico, sendo comumente essas pulseiras utilizadas em relógios masculinos.
Pulseiras de borracha
Provavelmente, o material de pulseira de relógio mais popular, quase definido como padrão, é a pulseira de borracha.
Correias de borracha geralmente são fabricados em relógios digitais e smartwatches, assim como em alguns relógios verdadeiramente à prova d’água, é um dos tipos de pulseiras de relógio conhecido por ser bastante resistente e útil.
Esse material costuma ser resistente ao suor e à água, por isso são especialmente adequadas para homens e mulheres com um estilo de vida ativo
Graças à sua flexibilidade e durabilidade, a pulseira de borracha pode ser usada para qualquer atividade ou aventura.
Dependendo do cuidado e manutenção de seu relógio e acessórios, as pulseiras de borracha normalmente precisam ser substituídas a cada 18 meses a dois anos.
Pulseiras de silicone
Existem atualmente no mercado diversas opções macias e flexíveis de pulseiras confeccionadas com silicone.
Essas pulseiras são muito confortáveis e mantêm a umidade do lado de fora.
Alguns são até antibacterianos ou infundidos com um aroma agradável.
Este material é facilmente moldado e colorido para diferentes estilos.
No entanto, também é conhecido por ser pegajoso, isso facilita a atração de poeira e outras sujeiras.
Tipos de Pulseiras de Relógio: Pulseiras de nylon
O nylon também é um material popular para pulseiras de relógio.
Estes suportes são extremamente simples, duráveis e confortáveis.
A maioria dos tecidos de nylon pode traçar sua história até suas origens militares, o que dá pistas de sua robustez e durabilidade.
Esse tipo de pulseira carrega um ar de robustez e geralmente são aplicadas a relógios masculinos.
Pulseiras de lona
As pulseiras de relógio de tecido podem parecer um pouco semelhantes às pulseiras de nylon, e além de serem consideradas também um dos tipos de pulseiras de relógio bastante utilizado na confecção das peças.
No entanto, a lona geralmente usa materiais naturais enquanto o nylon é um material sintético.
Dito isto, existem redes sintéticas como as que às vezes são usadas na fabricação de velas.
Este material simples e confiável pode não ter o brilho exótico do couro ou mesmo a durabilidade de uma vela ou tecido, mas a lona ainda é uma ótima opção se você estiver sempre em movimento.
Troque a pulseira a cada mês ou a cada dois meses. Além disso, você economizará muito dinheiro.
Pulseira ostral
Introduzida pela Rolex na década de 1930, a pulseira Ostra é um clássico em todos os sentidos da palavra.
A pulseira ostral é caracterizada por seu design longo e grosso de três elos e é de longe o design de pulseira mais popular disponível.
Ele estreou em quase todos os modelos Rolex até hoje e ganhou muitos seguidores como resultado.
Embora sua história seja uma das razões de seu sucesso, muitas pessoas confiam nele por sua simples funcionalidade.
A barra central larga torna cada elo forte e menos propenso a esticar, de modo que a pulseira é extremamente durável.
Além disso, o número relativamente pequeno de links reduz o número de possíveis pontos de interrupção. Isso tem um custo, no entanto, o número reduzido de pontos giratórios faz com que esses tipos de pulseiras de relógio pareça um pouco rígida em comparação com outras pulseiras.
Além desse pequeno problema, a pulseira ostral é uma ótima opção para praticamente qualquer relógio.
Os links robustos geralmente são mais proporcionais em um relógio grande, mas também ficam ótimos em um menor.
A pulseira ostral tem uma história vasta e interessante, e não vai a lugar nenhum tão cedo.
Se você estiver interessado em experimentar pulseiras, este é um ótimo primeiro passo.
Pulseira Jubilee: O que é?
A pulseira Jubilee foi lançada pela primeira vez em 1945 para o 40º aniversário da Rolex, tendo sido lançada no Datejust, um dos relógios mais famosos da Rolex.
Embora inicialmente estivesse disponível apenas em ouro, as versões em aço e em dois tons foram lançadas logo depois.
O Jubilee é caracterizado por três elos estreitos e altamente polidos situados entre os elos laterais espessos e com acabamento fosco.
O número total de elos é idêntico ao da pulseira President, mas a parte central tende a parecer mais estreita devido à sua construção tripla.
Quando colocado em um relógio, o Jubilee chama a atenção para o centro do mostrador do relógio, minimizando a pegada no pulso.
Um dos tipos de pulseiras de relógio mais aclamados e querido no mercado é a pulseira jubilee.
As variações de dois tons exacerbam esse efeito, especialmente quando os elos centrais são de uma cor diferente da caixa do relógio.
Como tal, uma pulseira Jubilee (seja de construção mono ou duo-tom) é uma excelente escolha para relógios grandes e pequenos, pois traz as melhores qualidades em ambos.
O único verdadeiro problema com o Jubilee é sua propensão a se estender por longos períodos.
Os pequenos elos do Jubilee reduzem sua integridade estrutural.
Depois de um tempo, os pinos que prendem cada elo tendem a se expandir e afrouxar, estendendo-se gradualmente além do tamanho real do pulso do usuário.
Felizmente, os recursos de construção modernos corrigiram muitos dos problemas estruturais, de modo que a durabilidade ligeiramente diminuída só é visível em modelos antigos.
A menos que você seja muito descuidado, você nunca deve se preocupar com o desgaste de uma pulseira Jubilee.
Pulseira Rally
Inspiradas nas luvas de corrida da velha escola, as pulseiras Rally podem ser facilmente reconhecidas pelas três ou maiores perfurações feitas abaixo das alças.
As corridas automotivas são principalmente um teste de velocidade, e o peso afeta diretamente a velocidade máxima alcançável, como tal, muitos carros de corrida antigos eram construídos com peças com furos. Isso diminuiu o peso total, então quase tudo feito de metal foi perfurado até certo ponto.
Para permanecer esteticamente consistente, as luvas de direção (e mais tarde, as pulseiras de corrida) também foram perfuradas.
Alguns podem argumentar que as perfurações existiam principalmente para ventilação e respirabilidade, mas é difícil dizer o verdadeiro motivo.
Os carros de corrida são notoriamente quentes, e as perfurações ajudam a reduzir o calor e o peso, então poderia ter sido qualquer um deles.
Independentemente de sua origem, as pulseiras Rally são uma ótima opção para usar no verão.
Mesmo que não fosse a intenção original, as perfurações aumentam substancialmente a ventilação, o que pode ser útil no calor do verão.
Além disso, não há melhor escolha de pulseira para combinar com um relógio vintage , já que eles eram frequentemente usados para cronometrar corridas.
Se o estilo ou a história da pulseira Rally agrada a você, recomendo que você escolha uma, muitos dos consumidores de fato afirma se tratar de um dos tipos de pulseiras de relógio mais duradouros e eficiente para seu pulso.
O jogo do relógio é tanto sobre quebrar as regras quanto respeitar a história da relojoaria. Você deve se sentir à vontade para usar qualquer relógio da maneira que quiser.
Coloque seu relógio em uma Rally, se quiser, e use seu relógio em uma pulseira Ostra, se isso o deixa feliz.
É o seu relógio para desfrutar dos seus gostos.