Tudo Sobre Pulseira de Resina de Relógio

Escrito por: Equipe CuboUP
Leitura: 7 min
Saiba tudo sobre a pulseira de resina, um dos materiais mais utilizados na fabricação de relógios esportivos, e ainda de como preservar o acessório, fazendo com que sua duração seja por um período longo.
Tudo Sobre Pulseira de Resina no Relógio
Tudo Sobre Pulseira de Resina no Relógio

Tópicos do Conteúdo

Reading Time: 7 minutes
Rate this post

Antes de optar escolher usar um relógio com uma pulseira de resina, é importante ficar por dentro de algumas curiosidades e dicas de como preservar a pulseira de resina de relógio, para que a troca da mesma não torne um fator de urgência.

É importante também saber que um dos materiais mais comuns para a confecção de pulseiras de relógios são relógio com as pulseiras de resina.

O Surgimento da Pulseira de Resina

Em meados do século 20, o advento do mergulho recreativo trouxe novos desafios: couro e água salgada não se misturam bem.

Surgiu então o material preferido do entusiasta do mergulho moderno, a borracha, e a pulseira de tecido da OTAN militar.

O Surgimento da Pulseira de Resina no Relógio
O Surgimento da Pulseira de Resina no Relógio

Como Preservar um Relógio com Pulseira de Resina

Relógios são mais do que apenas uma maneira de manter o tempo. Os relógios são uma declaração de moda, uma declaração cultural, e muitas vezes um símbolo de status.

Por que, então, tantas pessoas desconsideram a saúde de suas pulseiras de relógio?

Rachaduras, descoloração, perda de flexibilidade e ajuste podem surgir nos proprietários de relógios, independentemente do tipo de relógio ou da pulseira.

Felizmente, para alguns amantes de relógios, a descoberta de uma pulseira de borracha no relógio de alta qualidade oferece uma opção mais durável para uso diário.

Ainda assim, existem alguns princípios básicos que ajudam a manter relógios e pulseiras limpos e bonitos por anos a fio.

Não importa se você tem uma pulseira de resina, couro ou de aço, deve-se saber que produtos químicos quase sempre se tornam agressivos se em contato com esses tipos de materiais, sendo assim devem ser evitados a todo custo.

Se, por qualquer motivo, você for exposto a grandes quantidades desses produtos, você deve deixar seu relógio o mais distante possível, caso contrário pode haver o risco de danifica-lo.

Como Preservar a Pulseira de Resina
Como Preservar a Pulseira de Resina

Não são apenas produtos químicos agressivos e produtos de limpeza carregados de produtos químicos dos quais você precisa ficar longe.

Creme de barbear, perfume, maquiagem ou até mesmo protetor solar podem causar sérios danos a uma pulseira de relógio. Se você tiver alguma dúvida sobre se isso pode ou não danificar seu relógio, as chances são de que sim.

Um problemas bastante comum que pode ocorrer em pulseira de resina do relógio é que, se a água estiver no oceano ou em uma piscina, o sal e os produtos químicos podem causar danos irreparáveis ​​à sua pulseira de relógio.

Então, o que você faz? Em qualquer situação em que uma pulseira de relógio tenha sido exposta na piscina ou ao mar, basta enxaguar com água morna e secá-la.

Tipos de pulseiras de relógios

Antes de falar nos diferentes tipos de pulseira de resina de relógio, é útil entender os diferentes materiais que outros relógios são fabricadas.

5 Tipos Diferentes de Pulseira de Relógio
5 Tipos Diferentes de Pulseira de Relógio

Pulseira de Metal

  • Metal: Eles vêm em muitos estilos, acabamentos e até cores. Você também pode encontrá-los em metais básicos como vários tipos de aço inoxidável ou metais preciosos como ouro branco e platina.

As pulseiras de relógio de aço inoxidável são amplamente apreciadas entre os amantes de relógios de pulso por vários motivos.

Primeiro, eles vão bem com uma variedade de estilos de roupas e podem ser um toque agradável em ocasiões elegantes, de negócios e casuais.

Em segundo lugar, eles são duradouros e de baixa manutenção porque são bem resistentes à corrosão e manchas. Por último, mas não menos importante, eles são adequados para pessoas propensas a alergias comuns.

Pulseira de Couro

  • Outro material de pulseira de relógio popular é o couro.

Como o metal, pulseiras de couro vêm em uma grande variedade de estilos e espécies. Existem pulseiras básicas e casuais feitas de couro de vaca comum, bem como opções de luxo feitas de espécies exóticas como canguru ou crocodilo.

Semelhante à pulseira de relógio de aço inoxidável, as pulseiras de couro nunca saem de moda.

Pulseira de Borracha

  • Também é válido ressaltar a existência da pulseira de relógio mais popular, e principalmente e que por padrão, é a pulseira de borracha.

Correias de borracha vêm em relógios digitais e smartwatches, assim como em alguns mergulhadores. São resistentes ao suor e à água, por isso são especialmente adequadas para homens com um estilo de vida ativo.

Pulseira de Nylon

  • Nylon também é um material comum para pulseiras de relógio. Essas pulseiras são ultra-casuais, duráveis ​​e confortáveis. A maioria das tiras de nylon pode rastrear sua história até as origens militares, fornecendo uma dica de quão robustas e resistentes elas são.

As chamadas pulseiras de relógio longas de uma peça têm uma grande família de “pulseiras de relógio OTAN”, o que as torna altamente ajustáveis ​​a qualquer tamanho de pulso. Eles geralmente são feitos de nylon ou têxtil e, portanto, adequados para o verão.

Pulseira de Resina

  • As pulseiras de resina do relógio podem ser um pouco semelhantes em estilo e sensação a uma pulseira de nylon. Mas, a lona normalmente usa materiais naturais, enquanto o nylon é sintético. Com isso dito, existem tecidos de lona sintética por aí, como os que às vezes são usados ​​na fabricação de velas.

Vantagens e desvantagens da pulseira de resina

  • Em primeiro lugar, a pulseira de resina definitivamente tem suas vantagens inerentes, como o fato de possuir uma resistência à abrasão mais excelente do que o couro, e sem contar também as propriedades à prova d’água, flexibilidade de design flexível e a capacidade de se encaixar perfeitamente no estojo, mas também leve e confortável de usar. 
  • Em segundo lugar, a cor da pulseira de resina é muito rica em opções, para atender às diferentes preferências da escolha do usuário.  Finalmente, uma vez que a resina é totalmente à prova d’água, muito utilizada nos relógios de mergulho e esportivos, a umidade anti-suor possui excelentes características.
Vantagens e Desvantagens da Pulseira de Resina
Vantagens e Desvantagens da Pulseira de Resina

 Alguns pontos devem ser levados em consideração ao adquirir um relógio com pulseira de resina,

  • O material está em causa, a resina é muito fácil de envelhecer, a luz solar ou a oxidação forte são fáceis de fazer borracha rachada, pegajosa, endurecida, amolecida, cor e assim por diante. 
  • Além disso, de vez em quando, limpar a pulseira de resina com um pano macio para se livrar de algumas das texturas duras das partículas de sujeira para evitar que arranhe a superfície da sílica produz uma pequena lacuna, mas também prolonga efetivamente a vida útil do  alça.
  • Por fim, ao usar pulseira de resina, é necessário prestar atenção na parte de conexão, para evitar puxar com força. 

Como preservar a pulseira

Uma das partes mais  importantes do seu relógio, as pulseiras vêm em uma variedade de materiais e cores.

Quando trocados, eles podem mudar totalmente a aparência e o estilo do seu relógio, e uma pulseira bem conservada pode manter seu relógio como novo por anos e anos.

As pulseiras de resina são incrivelmente duráveis, mas isso não significa que sejam invencíveis.

Muitos proprietários de relógios de luxo optam por usar pulseiras de resina para uso diário devido à sua durabilidade.

No entanto, ainda é uma boa ideia dar pequenos passos para manter sua pulseira de relógio em ótima forma. Assim como uma pulseira de couro ou metal requer manutenção, as pulseiras de resina também precisam de manutenção.

Tenha cuidado para seguir as instruções do fabricante sobre como limpar uma pulseira de resina.

Prevenir danos é tão importante quanto limpá-los e repará-los. Existem algumas maneiras de garantir que danos comuns não destruam sua pulseira de relógio.

Como Preservar a Pulseira
Como Preservar a Pulseira

Confira algumas das coisas que você pode fazer para prolongar a vida útil da sua pulseira de relógio.

  • Enxágue a pulseira com água e seque com um pano macio após qualquer exposição à água salgada ou cloro; nunca aplique álcool ou outros adstringentes; evite a aplicação direta de loção pós-barba, perfume, colônia, pois podem manchar e ressecar a resina.
  • Limpar uma pulseira de resina requer simplesmente água morna e sabão neutro, pois produtos de limpeza mais fortes podem realmente degradar a estrutura da pulseira.
  • Evite o uso de solventes como benzeno, tricloroetileno e acetona para manter sua pulseira de relógio em perfeito estado de funcionamento. Contanto que você evite essas armadilhas comuns, sua pulseira de resina deve durar décadas.

Como trocar a pulseira de um relógio?

  • Compre uma ferramenta de troca de correia antes de mais nada.
  • Ele deve ter um acessório de garfo para barras de mola e um empurrador de ponta fina e plana para relógios de barra sem mola e para remover dobradiças de elos de metal. Não pense que uma chave de fenda ou canivete funcionará aqui.
  • Coloque o relógio virado para baixo em uma toalha ou pano. Sempre trabalhe de costas para que, se sua mão escorregar, nenhum arranhão seja visível.
  • Insira a extremidade bifurcada da ferramenta entre o ressalto e a alça e, em seguida, aplique pressão suavemente para longe do ressalto enquanto empurra levemente para baixo para que a barra saia.
  • Em uma pulseira , você procura dois recessos de cada lado nos quais insere a extremidade bifurcada da ferramenta.
  • Deslize a barra de mola removida em sua nova alça e insira uma extremidade no orifício da alça.
  • E por fim utilize a ferramenta para pressionar a barra de mola e deslize-a suavemente no outro orifício.

Se você quiser trocar sua pulseira existente por uma pulseira nova, remova as barras de mola como acima, reconecte-as ao relógio e passe a pulseira pelas aberturas entre as barras e a caixa.

Caso você precise alterar o comprimento de sua pulseira, os elos mais próximos do fecho devem ter pinos de dobradiça expostos – procure os pequenos pontos de metal na lateral.

Você precisa usar a outra extremidade de sua ferramenta para empurrar os pinos para remover um ou dois elos.

É necessária muita força, pois os pinos são mantidos no lugar por atrito. Nesse caso aconselhamos investir em um suporte removedor de pinos para que a pulseira fique bem presa.

Titulo

Descrição