Conheça algumas curiosidades e como conservar os diferentes tipos de pulseira de couro do relógio.
O couro é produto curtido da natureza é um clássico entre os diferentes tipos de materiais de pulseira de relógio e continua tão popular como sempre foi.
No entanto, existem algumas dicas que devem ser consideradas extremamente importantes para que essa segunda pele não fique porosa ou higienicamente suja e, finalmente, imprópria para o uso.
Os relógios de marcas mundialmente conhecidas têm uma reputação bem merecida por sua construção forte e durabilidade de longa duração.
E isso não é por acaso, esses relógios em si são construídos propositadamente para suportar as duras condições de um dia tempestuoso de pesca em alto mar, ou pelo sol brutal no campo e o inevitável desgaste causado pelo sal e pela umidade na praia.
Para todas essas situações, existem relógios que se encaixam perfeitamente nesse quesito.
Seu relógio pode ser resistente, não importa o que você faça, mas a pulseira dele também merece uma super atenção, e que se conservada adequadamente ela pode vir a ter um período longo de duração ao decorrer de vários anos.
Já que o couro é um material natural, ele acaba por se esticar um pouco sozinho.
Com o tempo, o calor do seu pulso e os óleos da sua pele vão fazer esticar o couro para que ele se mova com mais conforto no seu braço, e dito isso entenda como conservar a pulseira de couro de seu relógio.
Tipos de couro que podem ser utilizados
Seja força, flexibilidade ou por estética, existem uma variedade enorme de opções ao escolher o tipo de couro que podem ser usados nas pulseiras de relógios.
Logo abaixo listaremos alguns dos tipos de couros mais usados nas pulseiras de relógios.
1 – Pulseiras de Couro de Canguru
O couro canguru é adequado para uma ampla gama de produtos devido ao seu peso leve e resistência excelente. Na verdade, é cerca de 10 vezes a força do couro de vaca.
Na Austrália, os chicotes são feitos de couro de canguru por causa de sua resistência e peso leve em comparação com outros couros do mesmo tamanho.
O canguru também é usado para confecção de assentos de motocicletas por causa de sua resistência à abrasão.
Além disso as pulseiras de couro de relógio feitas de canguru tendem a ter um pequeno tipo de superfície rachada e podem ser tingidas em qualquer cor de sua escolha.
O maior marsupial vivo está protegido na Austrália, sabe-se que a carne e os produtos de couro são obtidos na natureza sob rígidos planos de gestão do governo.
O couro de canguru também é exportado para muitos países para uso em uma variedade de produtos, incluindo botas, assentos, pulseiras de relógio e outros acessórios de moda.
2 – Pulseiras de Couro de Vaca e Bezerro
Certamente o tipo de pulseira de couro com um preço mais acessível seja o de bezerro e vaca.
O grão superior, muitas vezes referido como couro ‘grão integral’, é derivado do uso do lado superior do couro. Com sua aparência e textura naturais, o grão superior pode ser caro dependendo da qualidade, estando completamente sem defeitos e aparência única.
Quando uma pulseira de relógio é marcada como ‘Couro Genuíno‘, geralmente é feita de couro de vaca por dentro e por fora de couro de bezerro, pois tem um toque mais macio no pulso do que o couro de vaca.
O couro de bezerro, além de ser macio, tem um grão mais apertado que tende a se manter melhor do que a pele de vaca e, portanto, é mais durável.
A camurça é feita polindo a camada superior de couro.
O curtimento da pulseira de couro do relógio transforma seu estado orgânico em inorgânico e livra o couro de bactérias, muda sua cor e também tem a capacidade de esconder alguns defeitos.
O couro de vaca e bezerro pode ser facilmente moldado em padrões para imitar jacaré, crocodilo, bambu, lagarto e muito mais.
3 – Pulseiras de Couro de Jacaré
Conhecido como um tipo de couro de relógio exótico e que pode ser usado para uma ampla variedade de produtos de luxo, incluindo pulseiras de relógio de alta qualidade.
A maioria do couro de jacaré é proveniente de dois países, China e Estados Unidos.
O comércio na América é regulamentado e consiste em espécimes agrícolas e selvagens.
A barriga do jacaré forma a parte interna da pulseira do relógio.
O exterior sendo de pele mostra cicatrizes umbilicais na forma de um padrão alado com telhas retangulares que difere do crocodilo, pois o couro de crocodilo é menos uniforme.
4 – Pulseiras de Couro de Crocodilo
Semelhante em aparência ao jacaré, mas com algumas diferenças notáveis.
O tipo de couro do relógio couro de crocodilo tem pequenos buracos na pele e um padrão menos uniforme que o de jacaré. O couro de crocodilo não é tão macio quanto o de jacaré, e também parece mais seco e mais rígido no pulso.
As pulseiras de couro podem vir em muitos padrões diferentes e são principalmente restos de corte que sobraram de produtos maiores, como bolsas e botas.
Por ser um animal mais agressivo que o jacaré, o couro tende a ter faltas pontuais, mas estas podem ser mascaradas pelo curtimento.
O preço pode variar dependendo da espécie, mas em geral o couro de crocodilo é mais barato que o de jacaré.
O crocodilo australiano de água salgada e o crocodilo da África são onde a maioria de couro de crocodilo é adquirido para uso em pulseiras de relógios.
5 – Pulseiras de Couro de Avestruz
Originário da África, o couro de avestruz tem um padrão único de saliências de cores mais escuras conhecidas como folículos de penas vazias.
É um tipo de couro popular entre os entusiastas de relógios de alta qualidade por sua aparência exótica.
O couro de avestruz é conhecido como um couro de luxo e pode ser caro em comparação com os couros tradicionais.
6 – Pulseiras de Couro de Lagarto
O couro de lagarto é uma escolha atraente e durável para uma pulseira de relógio.
A maioria do couro de lagarto vem de iguana e lagarto de Java, também conhecido como rabo anelado por causa de seu padrão de anel encontrado em fileiras ao longo do corpo.
Com sua textura lisa, o couro da parte de baixo ou da barriga do lagarto é usado devido ao seu padrão consistente.
O lagarto genuíno tende a ser um pouco mais barato que o couro de jacaré e crocodilo quando usado como pulseira de relógio.
7 – Pulseiras de Couro de Cobra
Uma pele de cobra pode ser usada como pulseira de relógio. Considerado um couro exótico, também é usado para fazer bolsas, carteiras e outros itens de moda.
Se você já viu um par de botas de couro brancas ou claras, então você viu couro de pele de cobra.
O couro é proveniente principalmente de Pythons por causa dos vários padrões disponíveis.
Como a pele de cobra é muito fina, as pulseiras de relógio feitas à mão começam como uma base de couro com a pele de cobra sendo colada e costurada no couro de base para formar o produto final.
As pulseiras de pele de cobra são comparáveis em preço ao jacaré.
8 – Pulseiras de Couro de Arraia
O couro de arraia é comum no Sudeste Asiático, Austrália e América do Sul.
É conhecido por seu padrão pérola único na forma de um fundo preto a cinza com saliências levantadas tipo pérola.
O polimento do couro é possível e a pele também pode ser tingida em qualquer cor que o fabricante deseje.
Couro de arraia tem sido tradicionalmente usado para bainhas, mas também pode fazer uma pulseira de relógio de aparência fantástica.
O preço do couro de arraia quando usado para pulseiras de relógio é semelhante ao couro de jacaré de boa qualidade.
Muitos outros tipos de couros de alta qualidade e exóticos podem ser usados para pulseiras de relógio, incluindo porco, cabra, camelo, ema, veado, bisão, búfalo e tubarão.
Cuidados que deve tomar com a pulseira de couro do relógio
O couro não é conhecido por ser um produto que tenha alta afinidade com a água. O problema de permeação de umidade no couro foi significativamente reduzido ao longo dos anos.
No entanto, por uma questão de princípio básico da natureza, eles geralmente não devem estar sujeitos à umidade.
Mesmo em pequenas doses, uma pulseira de couro pode mudar significativamente tanto de forma quanto de cor no momento em que entra em contato com a água.
Tire o relógio antes de lavar as mãos ou entrar no chuveiro, afinal é melhor prevenir do que remediar.
Por razões de higiene, a Pulseira de Couro do Relógio também deve ser removido antes de praticar esportes de qualquer tipo.
É melhor não usá-lo o tempo todo e tirá-lo à noite para garantir que o couro ocasionalmente tenha algum tempo para respirar.
Como resultado, sua vida útil aumentará exponencialmente quando sua joia de pulso tiver algum tempo de inatividade.
Pulseiras de Couro Genuíno
A Pulseira de Couro do Relógio genuíno são um produto natural que age como a pele, o que significa que é muito porosa e nunca será completamente à prova d’água.
A água pode danificar uma pulseira de couro e causar manchas, descoloração ou deterioração prematura.
Se você molhar sua pulseira de couro, o primeiro passo é absorver suavemente a água.
Use um pano macio e absorvente para acariciar a pulseira e deixe secar naturalmente, e nunca tente acelerar o processo com um secador de cabelo!
Embora seja difícil proteger totalmente o couro da água, você pode usar um protetor de couro ou creme de cera de abelha e aplicá-lo levemente na pulseira do relógio para proteção adicional.
O couro naturalmente tem um cheiro fresco, rico e terroso, mas não cheira mal.
No entanto, se você usar uma pulseira de couro diariamente, os poros do couro podem acumular odores ao longo do tempo. Isso significa que, ocasionalmente, você precisará limpá-lo.
Por ser tão parecido com a pele, o couro absorve o suor e a sujeira que são inevitáveis quando você o usa regularmente. E como a sua pele, as pulseiras de couro precisam respirar.
Se você não deixá-lo respirar, os poros do couro podem ficar com mal cheiro. Às vezes, tudo o que sua pulseira precisa é de um pouco de tempo para relaxar.
Deixá-lo em sua mesa de cabeceira durante a noite pode ser uma boa.
Como limpar uma pulseira de couro do relógio
- Se deixar a pulseira respirar por um tempo não eliminar o odor, talvez seja hora de limpá-la. Antes de mais nada, remova a pulseira do relógio e use um pano de microfibra seco para limpar os dois lados. Isso garantirá que qualquer sujeira presa não arranhe o couro durante o processo.
- Em seguida, umedeça um pano macio e aplique uma pequena gota de sabão neutro no pano (aproximadamente do tamanho de uma moeda pequena). Não esfregue agressivamente o couro para frente e para trás; em vez disso, use movimentos de batida e mova-se em círculos suaves, aplicando uma leve pressão e prestando atenção aos pontos com sujeira. Sabão neutro é o melhor, porque sabonetes mais ásperos podem descascar o couro.
- Com outro pano úmido, limpe suavemente o couro. Não use muita água, pois pode danificar o couro. Dê tempo suficiente para que a pulseira seque completamente antes de usá-la novamente. Condicione o couro com seu óleo ou condicionador favorito para amaciar e protegê-lo, se desejar. Siga as instruções do produto condicionador.
Como condicionar e amaciar pulseira de couro do relógio
Embora a pulseira de couro possa começar um pouco rígida como todos os produtos de couro, ela suaviza com o tempo.
Novamente, como o couro é poroso, ele absorve óleos com o tempo e se tornará mais flexível.
Você também pode aplicar um óleo ou condicionador de couro na pulseira do relógio, mas não o faça com muita frequência e não use uma grande quantidade.
Menos é mais quando se trata de condicionar seu couro.
Além de deixar sua pulseira bonita e flexível, esse processo de amaciamento pode ser benéfico para evitar rachaduras no couro, algo que ocorre quando o couro perde seu lubrificante natural.
Observe que o uso de um óleo de couro pode escurecer um pouco a cor do couro, então verifique o que seu produto condicionador diz sobre o escurecimento e, em seguida, teste primeiro na parte de baixo da pulseira.
Siga as instruções do produto específico de condicionamento de couro que você compra para obter melhores resultados.