Não são apenas números numa tela: Saiba quais as características de um relógio digital, produtos tão presentes em nossas vidas.
Não é preciso ir longe para encontrar relógios digitais por toda parte. Basta andar algumas quadras em grandes cidades, observar seus pulsos, pedir que qualquer pessoa nos diga as horas que rapidamente sacará o celular do bolso e verificará o horário exato daquele momento.
Respondendo à necessidade moderna de praticidade e rapidez, os relógios digitais ganharam seu espaço se tornando a forma mais usual de se verificar as horas, diferente do analógico. Com os relógios digitais, o processo de entender as horas no analógico saiu de campo, isso porque os digitais oferecem a hora de forma instantânea.
O que representa um relógio digital é seu visor, a forma como mostra os números em espaços de 7 segmentos. Além disso, seu funcionamento não se dá por engrenagens, e sim por vibrações a partir de uma fonte de energia elétrica. Sendo ela por uma bateria ou por uma fonte de eletricidade direta, ou seja, ligado a uma tomada.
Popularização do Relógio Digital
Eles estão por toda parte, seja em casa ou na rua. Os relógios digitais se tornaram comuns e mesmo que você seja mais clássico e analógico, vale a pena descobrir características desse modelo.
Quando falamos de relógios de pulso, não quer dizer apenas um objeto de ver horas, mas sim de uma espécie de joia. Um tipo de joia ou mesmo acessório que requer algum investimento financeiro, e conhecimento para adquirir uma peça de qualidade, bom gosto e boa durabilidade.
Mas relógios digitais não se limitam somente a isso, e hoje significam a união entre praticidade, necessidade de precisão nos horários, além de um design que tenha a cara do seu consumidor, de acordo com o que ele deseja. Ao falarmos dos convencionais relógios digitais de parede ou de mesa também não é diferente. É um item complementar para qualquer casa ou ambiente profissional.
Os recursos clássicos de um Relógio Digital
Quem viveu alguma parte dos anos 90 cresceu vendo a ascensão dos relógios digitais, ainda que não tenha prestado tanta atenção nisso. Algumas coisas, porém, eram incluídas nos modelos mais antigos que a famosa “geração Z” não faz ideia do que seja. A exemplo disso, hoje podem existir até smartwatches repletos de funcionalidades, mas um relógio como o Game Boy Watch.
A segunda metade do século XX foi uma verdadeira revolução no mundo dos relógios digitais, tanto que alguns modelos, além de mostrar as horas, tinham outras funcionalidades. Nesse mesmo período. teve a criação de um modelo que possibilitava ver as horas e assistir tv. O Relógio Seiko TV possuía uma pequena tela que fez o improvável acontecer, levando apenas um pequeno transmissor, seu fabricante realizou o que para a época, era incrível.
A tecnologia nos Relógios
Dizer que hoje um relógio pode funcionar como calculadora é normal, afinal, qualquer smartwatch faz isso. Mas agora pense nisso antes dos anos 2000. Antes da revolução digital que o mundo sofreu nos últimos 20 anos, qualquer inovação no campo da tecnologia era extraordinário. Os relógios com calculadora surgiram mais ou menos na mesma época da invenção dos relógios-televisão, e eram assim como os mencionados acima bastante eficazes e… caros.
E acredite ou não, a transferência de dados dos smartwatches precede bastante à criação deles. Em 1994 foi criado um relógio que era capaz de compartilhar, transferir e armazenar dados colocando ele na tela do computador. Não era exatamente prático como o armazenamento de um dispositivo moderno, mas para um primeiro modelo com essa tecnologia, era muito inovador.
Por último, a inclusão de luz noturna nos relógios certamente não é algo comum hoje. Principalmente porque é algo que nos perguntamos: isso é mesmo necessário? Para modelos com tantas funcionalidades como temos atualmente, uma lanterna a mais ou uma a menos faz diferença?
É válido lembrar também que tudo que é considerado de utilidade primária para te localizar no tempo tem sido mantido pelo fabricantes de relógios digitais. Exemplo disso, é que são bem raros os modelos que mostraram unicamente o horário. O calendário junto ao visor que mostra as horas já é praticamente um item de exigência quando se trata de relógios digitais.
Evolução dos Relógios para a modernidade
Relógios digitais são por sua natureza modernos à frente dos relógios analógicos. Mas pense: a humanidade saiu dos relógios de sol, de areia e água para os relógios mecânicos sanando suas necessidades temporais de cronometrar com alguma mínima precisão o tempo que passava. Isso foi fundamental para o desenvolvimento da sociedade moderna.
E as necessidades humanas foram se alterando e as tecnologias se aprimorando para que cada vez as novas dores e vazios da humanidade fossem supridos. Ao ter o relógio de ponteiros em mãos tínhamos as horas precisas, mas somente a microeletrônica dos relógios digitais poderiam oferecer a praticidade de olhar para o relógio e automaticamente entender o que ele deseja informar.
E as mudanças não param por aí. Os relógios digitais que podem variar de estilo para se adequar a cada consumidor sendo elegantes, esportivos ou modernos, também apresentam inúmeras funções que se encaixam perfeitamente na realidade que cada pessoa pode ter.
Claro, existem muitas vantagens em utilizar relógios digitais. São bonitos, práticos, eficazes, o custo de produção deles não é tão elevado por poderem ser fabricados em larga escala, porém, você já parou para pensar no que eles podem fazer por você?
Importância do Relógio Digital no dia a dia
Um exemplo disso são os relógios que apresentam ferramentas que te ajudam a se manter em forma. Isso serve para todos, mas tem aquela dedicação especial voltada para os esportistas e para as pessoas que lutam do seu modo para viver um estilo de vida mais saudável. Uma ferramenta que faz a contagem de passos é um bônus que vários relógios digitais carregam hoje em dia e te ajudam a metrificar o quão mais saudável você fica ao caminhar até o trabalho, correr uma milha e quebrar dia após dia seus limites anteriores.
Associado a essa ferramenta muitos relógios possuem meios de se medir e monitorar a frequência cardíaca de quem o utiliza. Pessoas que praticam atletismo podem fazer bom uso dessa ferramenta, especialmente se desejam comparar suas pontuações anteriores para ter noção do progresso que conseguem fazer em dado período de tempo. É possível acompanhar ao longo do tempo esses dados, mesmo quando você está em movimento, além de armazenar essas informações para uma base de dados.
Adaptação do Relógio Digital
Ainda sobre consumidores que praticam exercícios físicos, é válido lembrar que relógios digitais são produtos bastante leves e não incomodam no pulso. A leveza do acessório faz com que qualquer pessoa que faça atividade física, tenha um certo tipo de vantagem usando o relógio digital como acessório.
E se serve para tudo nas cidades, os relógios digitais também se adaptam às adversidades que a natureza pode oferecer. Grande parte dos bons relógios digitais hoje têm recursos como resistência à água, resistência para lidar com impactos, GPS para que você possa ser localizado, caso seja preciso, bússola e alarmes que podem ser personalizados de acordo com as suas necessidades.
Existem modelos de relógios digitais voltados para quase tudo, da rotina caótica das cidades ao isolamento que se pode experimentar em um acampamento ou praia deserta. E muitos podem pensar: tudo que um relógio bem equipado faz, o smartphone também faz. E de fato, isso é verdade. Mas cabe lembrar que normalmente a bateria de um relógio digital dura por meses a anos, enquanto os celulares e smartphones dependem de tomadas e carregadores para acoplar o dispositivo.
Relógios Digitais evoluindo para os Relógios Inteligentes
Bem justo seria definir os smartwatches como a evolução dos relógios digitais, já que assim o são, quando até o seu nome os passa por “relógios inteligentes”. Importante lembrar que apesar de compartilharem funções, um smartwatch não é um smartband. O smartwatch é a evolução dos relógios, ele possui diversas funções que otimizam o dia a dia.
E acredite, ter um dispositivo desses junto a si pode ser bem vantajoso. Você pode explorar as funções do smartwatch e deixa-lo de acordo com suas necessidades. O dispositivo é uma mão amiga em diversas atividades do seu dia, inclusive em praticas esportivas. Serve tanto para amadores quanto para esportistas profissionais, existindo até dispositivos que são específicos para avaliar a performance do usuário.
E se você sofre de insônia ou tem problemas para pegar no sono profundo, a tecnologia tem tentado resolver seus problemas. Um sistema de monitoramento de sono já vem sendo desenvolvido e incluso em alguns smartwatches para criar um padrão do sono dos seus usuários. Isso promete ajudar a criar bons hábitos de descanso para quem o utiliza.
Funções do Smartwatch
A maioria dos smartwatches permite que você utilize as funções do seu celular através do relógio também como ouvir áudios, ver mensagens e outas funções. Essa tecnologia é cada dia mais uma realidade das pessoas e seu acesso é instantâneo.
É possível ainda ouvir música, e realizar outras diversas funções que um smartphone possibilita. Geralmente, os smartwatches precisam de um smartphone associado para funcionar, por isso, se você quer adquirir um, avalie a compatibilidade do seu celular com ele para evitar frustrações após a compra.
É importante dizer se você deseja um smartwatch, invista no produto de boa qualidade e que cumpra o papel desejado. Fique atento, se é um aparelho que atenda suas necessidades do dia a dia. Enquanto em alguns modelos de relógio inteligente a bateria dura apenas algumas horas, em outras pode durar até durante dias, não tendo o inconveniente de precisar recarregar rapidamente.
Relógios Digitais não são só Relógios… são joias!
Apesar de que a vibe vintage está retomando seu espaço quando o assunto é moda, isso não significa que só exista espaço para os modelos analógicos. E acredite, um relógio digital vintage pode ser um acessório que fará total diferença numa composição visual bem feita! Isso vale tanto para moda masculina quanto feminina, e acredite, o relógio digital voltou a ser uma presença bem forte nas ruas.
O material no qual o relógio é fabricado é de total importância. Claro que isso irá refletir no preço final de um produto, mas de qualquer modo é um dos critérios que irá definir a qualidade, confiabilidade e durabilidade de uma peça como essa. Se você quiser presentear alguém com um relógio digital, procure melhores materiais, marcas mais confiáveis, que certamente será um presente muito bem recebido e ficará guardado na memória de quem será presenteado.
O relógio digital também precisa fazer jus ao estilo de quem irá utilizá-lo como acessório, por isso pensar no estilo que a pessoa costuma usar suas roupas e acessórios é uma boa ideia. Caso seja para você mesmo, há uma facilidade muito maior em fazer essa escolha, já que ninguém como nós mesmos para ter dimensão das nossas necessidades.